quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Caminhada Canyon do Guartelá - 30 de agosto



A caminhada do sábado, 30, será a visitação ao Parque Estadual do Guartelá, com 5km de percuso e a tarde teremos café colonial. Situado na região dos Campos Gerais do Paraná, com aproximadamente 40km de extensão e 130 metros de abertura entre os rios Iapó e Tibagi, o Canyon Guartelá é o maior do Brasil e o sexto maior do mundo.


O Canyon está localizado na Escarpa Devoniana, um degrau topográfico que separa o Primeiro e o Segundo Planalto Paranaense. Ela tem início no vale do rio Iguaçu, no sul do estado, entre os municípios da Lapa e Campo Largo, e segue para além do rio Itararé, já no estado de São Paulo.


Esta feição geomorfológica estende-se como uma faixa em forma de arco, com cerca de 260km de comprimento e desníveis altimétricos usualmente entre 100 e 200m, atingindo no Canyon do Guartelá até cerca de 450m. A existência do canyon se deve pela existência desse degrau e pela ação erosiva do rio Iapó no intuito de transpô-lo. As rochas da escarpa são de origens devonianas (de cerca de 400 milhões de anos atrás), mas a feição geomorfológica de origem erosiva é bem mais recente (mais nova que 135 milhões de anos).

Entre em contato no heronmathoso@gmail.com e confirme sua participação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário